sábado, 14 de abril de 2012

Passo a Passo - PAP - Pintura em Vidro: pintura country

Olá queridos!!!!!

Como havia prometido lá vai o novo pap da Dona Arteira.... kkkkkk..... como demorou a sair..... desde janeiro pretendia publicar, mas não havia conseguido terminar a peça.... agora esta pronta e linda espero que curtam e tirem todas as suas dúvidas sobre pintura em vidro. A textura para o trabalho fica semelhante ao MDF, portanto, podem ser usadas tintas pva ou acrílica, o processo de execução é o mesmo, com o mesmo tipo de pincel, nacional ou importado.
Vamos ao pap....


O vidro deve ser limpo previamente, pode-se inclusive passar um pano com álcool (não é obrigatório). No caso desta peça a tampa é de metal, portanto a técnica apresentada também serve para o metal que também deve estar limpo. Entretanto, no caso desta tampa, ela vem com um verniz e tinta de fábrica, por isso deve ser previamente lixada, com a finalidade de tirar o verniz, como aparece abaixo.

Usei uma lixa para metal grossa, não precisa ser lixa d'água, use aquela que tem em casa.

Aqui a tampa está lixada e com auxilio do rolinho aplico duas camadas, intercalando secagem, de primer para metal, vidro e pet. 

No caso do vidro, passo fita crepe ao redor do gargalo para não sujar, assim posso trabalhar mais livremente na aplicação do primer com o rolinho.

No caso desta peça eu quis deixar visivel o conteúdo do pote, então recortei em uma folha de papel o formato de um coração, com auxilio da fita crepe o afixei no vidro, na posição desejada, dessa forma, nesse local não aplicarei primer nem tinta. Se o objetivo do trabalho for recobrir toda a peça, como fiz em vários potes aqui apresentado, não é necessário colocar a folha, apenas utilizo a fita no gargalo, afinal vou precisar fechar o pote depois.

Também aplico o primer com o rolinho por toda a peça.

Tenho de aplicar duas camadas de primer, intercalando a secagem. Muitas pessoas perguntam se posso acelerar com o secador, a resposta é sim, desde que eu aguarde o resfriamento da peça para aplicar a segunda demão, e deixe para passar a tinta pva ou acrílica, algumas horas depois ou no dia seguinte, assim evito que o primer se solte de algumas partes do vidro no meio do processo.

Pinto também o fundo do pote da mesma forma. Dica: evite apertar o rolinho na peça, assim evita-se que ele se solte do vidro ou do metal (mesmo processo).

Aqui o pote está com as duas demãos, bem passadas, recobrindo toda a peça.

Novamente com o rolinho passa-se duas demãos de tinta base, aguardando a secagem, nesse caso uso a pérola, comum em meus trabalhos, pode ser acelerada a secagem com o secador.

Peça pronta para iniciar a pintura, tanto no vidro quanto na tampa de metal, passei duas demãos de tinta base pérola. Se desejar aplicar outra cor no vidro, agora deverá fazê-lo, com rolinho ou pincel.

Mantive meu pote pérola, apenas com o auxilio de uma escova de dentes velha e outra tinta "chuvisquei" sobre a peça toda.


Nesse momento, tiro a fita e o papel com cuidado, pois é dessa cor que minha peça ficou.


Com auxílio de um estilete e MUITO CUIDADO, limpo a peça nos pontos onde houve vazamento do primer ou da tinta, tanto no gargalo como junto ao coração.

É hora de riscar a peça, assim inicia-se a parte legal....kkkkkkk..... pintar!!!!!

Fiz uma "galhada", por isso três tons de cor marrom, um pincel liner grosso para fazer os galhos, e com dois tons de verde e um pincel lingua de gato, fiz as folhas.

Pronto agora faltam sombras.... e muitas.....kkkkkk.....

Na tampa eu quis aplicar uma cor de verde oliva.... várias camadas depois....

Chapei....kkkkk....

Com auxilio de um pincel de cerdas naturais fiz uma pátina cruzada em toda a tampa, com um tom de verde mais claro.


Depois de todas as sombras está aí minha peça..... o que acham????? Ah.... coloquei também um laço do lado.... adoro!!!!!




Espero que curtam!!!! Sirva de inspiração!!!! Qualquer dúvida me escrevam... posso tentar ajudar... mas sem grandes promeças.... kkkkkk....

Uma linda semana para todos!!!!!

Katiane

51 comentários:

  1. Olá Katiane,

    O PAP está ótimo bem explicado!
    Adorei o vidro ficou lindo.Bem chique,rs.
    qual o nome da bandejinha que você usou para colocar as tintas na hora da pintura?
    Beijos e Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina.... bom, é uma bandeja só pra tintas, importada, comprei na pincelar, pode se deixar tinta nela por vários dias que não resseca... ótima para o verão e pra evitar o desperdicio de tinta... dê uma pesquisada no site da Pincelar, abraços e obrigada pelo elogio...

      Excluir
    2. Adorei seu trabalho

      Excluir
  2. Menina que perfeição adorei,bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Katiane!
    Seu PAP ficou ótimo! O vidro ficou lindão, parabéns!
    Katiane, se lavar o vidro, a tinta não vai sair? Precisa passar alguma coisa para proteger a pintura, ou não precisa passar nada?
    Beijo.
    Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Monique.... me esqueci de explicar isso no pap....kkkk... duas demãos de verniz fosco são suficientes pra proteger a pintura.... vc pode passar um pano úmido pra limpar ou lavar sem esfregar, ok?!?!? obrigada pelos elogios... abraços

      Excluir
    2. Hola, me gustó y lo voy a hacer. ☺️

      Excluir
  4. Olá, Katiane, adorei conhecer seu blog, você é das minhas. Adoro pintar vidros e sua ideia do coração, já vou utilizá-la, pois tenhos vários vidros destes para pintar. Tenho uma dúvida, quando a tampa está furada com um corte (para facilitar a abertura) você utiliza mesmo assim? O que você faz? Se quiser responder por e-mail: p_bmello@yahoo.com.br Também tenho um blog: http://artesdapenha.blogspot.com Se puder visite-o. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Penha, fico feliz com os elogios.... obrigada!!!!!... posso responder por aqui, esse vidro que pintei tinha a tampa furada por um corte, e já pintei outros com furos que vem de fábrica com lacre... sabe???? então, como resolvo o problema, após lixar, fico uns dois ou três pedaços de fita crepe sobre o local, que seja o suficiente para cobri-lo, e depois passo o primer, a tinta... realizando as etapas normalmente, já testei o vidro funciona, se colocar bolachas ou torradas, não vão ficar "murchas", as vezes quando tenho um aplique ou posso fazer uma desenho sobre o local para escondê-lo melhor o faço, quando não dá deixo assim mesmo, mas tento tornar a marca da fita o mais discreta possível....kkkkk.... será que respondi??? qualquer dúvida estou a disposição... abraços... Katiane

      Excluir
    2. Boa noite! Sou Paula Trigo, não precisa furar a tampa do vidro para abrir, basta procurar o encaixe embaixo da tampa e usar a ponta da colher forçando para cima que o ar sai e a tampa abre facilmente. Só uma dica! E retiro os rótulos com água quente para derreter a cola.

      Excluir
  5. ola! já estou te seguindo muito lindo esse vidro simples e de bom gosto!! amo peças assim trabalho com e.v.a asim que possível de uma passadinha no meu cantinho artesdalama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog e o pap também está muito bem esplicado.Ficou muito lindo seu pote amei.
    Bom final de semana!
    Mel

    ResponderExcluir
  7. OLA KATIANE,ESTAVA JUSTAMENTE QUERENDO DAR CARA NOVA,PARA UNS VIDROS AQUI DE CASA.NAVEGANDO ENCONTREI SEU BLOG,QUANTAS IDÉIAS BOAS,VOU COPIAR COM OS DEVIDOS CRÉDITOS,TA AMIGA.BJIM.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  8. oi, adorei as idéias, e o PAP foi muito bem explicativo, parabéns.
    me diz ai, qual seria o valor aproximado de custo e venda de um pote destes?
    desde já muito obrigado pela atenção. um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios Eduardo, normalmente o valor de uma peça de pintura country considera o valor dos custos de material, e se multiplica de 3 a 5 vezes esses valor, baseando-se na dificuldade de execução da peça. O custo foi basicamente do primer, lixa, tintas, verniz, e o vidro, o que pode variar, lembrando-se que não se gasta um vidro inteiro de primer ou de tinta pra fazer a peça, então vc irá fazer várias com o mesmo material. Particularmente, eu vendo por R$ 80,00 - pelo trabalho, as etapas de secagem e a pintura em si, afinal não se trata de decoupage, realmente é artesanal.

      Excluir
  9. adorei!!! tanto o trabalho, que ficou muito lindo, quanto a explicação, foi perfeita!

    ResponderExcluir
  10. Seu trabalho é espetacular. Gosto de fusing e descobri que posso fazer pintura fria no fundo de peças usando tinta acrílica metalizada, por exemplo, mas não consigo identificar um vr, mas não consegui identificar um verniz ou outra substancia que proteja a pintura de água, por exemplo. Caso saiba, gostaria desse apoio. Obrigada. Maria Iris (meu email : mirisoliveiraso@yahoo.com.br). Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!! Gostaria que vc mostrasse mais pinturas ( no vidro) c aqueles ( chuviscos) e outras técnicas para depois pintar ou usar a decapauge. Bjs. Kátia

    ResponderExcluir
  12. Amo artesanato, não sou profissional mas apaixonada, o que posso falar não tenho comentários.

    Lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. Olá Katiane!!! amo artesanato de qualquer tipo. Resolvi fazer uma pinturas em vidro pela primeira vez, passei o primer deixei secar e quando comecei a aplicar a segunda demão, começou a descascar a primeira. onde será que eu errei? aguardo qualquer informação que possa me ajudar. meu e-mail: veronicacastor@ibest.com.br Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Olá Katiane, parabéns pelo seu trabalho. Eu vim na internet exatamente com a mesma dúvida da pessoa acima e achei o seu blog. Minha peça descascou em um pedacinho e quando li o seu post percebi que devo ter apertado o rolinho de espuma, qual dica você me daria? Passar outras mãos apenas na parte que descascou ou descascar tudo e pintar de novo? Agradeço desde já. Sucesso.

    ResponderExcluir
  15. oi ! amei o PAP, quanto posso vender um pote destes, pois tenho amigas q querem comprar e nao tenho noçao de quanto cobrar, obrigada, sou ded Campo Grande- MS

    ResponderExcluir
  16. Ficou show. Uma dúvida, e se a tampa for plastica? Passo o primer normalmente? obrigada

    ResponderExcluir
  17. Ficou show. Uma dúvida, e se a tampa for plastica? Passo o primer normalmente? obrigada

    ResponderExcluir
  18. Boa noite vc passa verniz no final

    ResponderExcluir
  19. Após o trabalho pro to, posso usar um verniz para proteger toda a peça?

    ResponderExcluir
  20. Menina Parabéns amei era tudo que queria saber principalmente sobre a tampa gostaria de saber se o fato feito na tampa como faço para tirar ou esconder pois todos potes de vidro que ganhei tem furo na tampa Obrigada e bjs

    ResponderExcluir
  21. Pode me responder por email cida_margarida@hotma ilha.com anônima do furo na tampa do pote de vidro por favor

    ResponderExcluir
  22. Simplesmente lindo!👏👏👏👏👏👏👏👏💕🙏💋

    ResponderExcluir
  23. Amei esse pote, maravilhoso, amo todo tipo de artesanato,meu forte é trico á mão e a máquina mas moro no interior da Bahia, tenho dificuldade de comprar qualquer tipo de material para artesanato,parabéns ,voce é muito talentosa,aproveite este dom que Deus lhe deu,vou segui-la,e aprender muito maissou enfermeira aposentada, beijos.consuelo cestari cardoso.

    ResponderExcluir
  24. Olá querida!! Vc é de + . Que inteligência,parabéns,adorei seu trabalho. Vou tentar fazer. Kkk. Obrigado pelas dicas. Sucesso.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito ficou delicado depois de pintar toda peça os detalhes pega a cola na tinta?

    ResponderExcluir
  26. Ficou lindo e delicado.depois de pintado ao colar ,as peças pegam na cola?

    ResponderExcluir
  27. boa noite! Poderia utilizar a tinta acrilica de parede para pintar no vidro?

    ResponderExcluir
  28. Tem alguma outra tinta que possa ser utilizada para pintar os vidros com crianças de 3 anos?

    ResponderExcluir
  29. Simplesmente amei ,vou tentar fazer tbm 😍

    ResponderExcluir
  30. Achei lindo tavo procurando algo pra fazer com meus vidros de azeitonas kkk

    ResponderExcluir
  31. Lindo, lindo e muito obrigado pelo passo a passo

    ResponderExcluir
  32. Vc não deixou na descrição o nome do material usado.
    Por ex: o tipo de tinta o número das cores

    ResponderExcluir
  33. Bom dia! Pintando com tinta acrilica de parede,pode ser lavado? Me passa nome de tinta q posso lavar a peça

    ResponderExcluir
  34. Parabéns belíssimo... amei o final do detalhes..

    ResponderExcluir
  35. Adorei, amo todos os tipos de artesanatos!

    ResponderExcluir
  36. Eu achei perfeito e linda as cores com aquelas flores ficou show e o coração transparente ficou ótimo 👏👏👏👏 amei ❣️

    ResponderExcluir

Será um prazer saber de suas opiniões, comentários, sugestões ou críticas. Deixe sua mensagem! bjsssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...